CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE CAPÍTULO EM LIVRO

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

logo polifonia branco-04.png

Coleção Polifonia, que agrega obras vinculadas à grande área de conhecimento “Linguística, Letras e Artes”, foi lançada pela Tradição Planalto Produções Visuais e Editoriais em 2020. Recuperando em sua proposta o sentido de seu nome na concepção bakhtiniana, cada volume da coleção apresenta um conjunto de artigos em que distintos autores refletem sobre uma temática comum: vozes diversas que se articulam sem se sobreporem possibilitam, desse modo, um diálogo produtivo e enriquecedor com seus leitores, que juntam seus próprios pensamentos àqueles expressos no livro.

Sob responsabilidade editorial de Maria Elisa Rodrigues Moreira e Juan Ferreira Fiorini, pesquisadores com vasta experiência na área, a coleção já conta com cinco volumes publicados e em andamento e inicia agora as chamadas para os volumes a serem publicados em 2022.

LIVRO - RELEITURAS DO FEMININO NA FIÇCÃO CONTEMPORÂNEA

 

Organização: Alleid Ribeiro Machado (UPM) e Maria Elisa Rodrigues Moreira (UPM/UFMT)

 

As diversas vagas do feminismo ao longo dos séculos XX e XXI funcionaram como força motriz para as mais variadas produções literárias do período, em contextos heterogêneos. Os desdobramentos dessa mobilização podem ser percebidos tanto na ampliação da autoria feminina após a segunda metade do século XX quanto na reconfiguração das formas de representação do feminino desde então. Se, de um lado, essas produções ficcionais problematizam as múltiplas faces da opressão feminina, ou melhor, da desigualdade de gênero, de outro, têm procurado se descolar dos paradigmas essencialistas, ao construir personagens pautadas em uma visão mais plural do “feminino”. Nessa perspectiva, este volume da Coleção Polifonia propõe reunir artigos que tratem seja do feminismo, seja de suas repercussões nas produções ficcionais de fins do século XX e início do século XXI.

  • até 20/09/2022 – lançamento do livro pela Editora.

LIVRO - FORMAS HÍBRIDAS: ENSAIO, MEMÓRIA, FICÇÃO

Organização: Bruna Fontes Ferraz (CEFET-MG) e Claudia Maia (CEFET-MG)

Escorregadia, a literatura foge a classificações, cruzando fronteiras entre gêneros e linguagens diversas. A forma híbrida de alguns textos desafia ainda mais seus leitores ao ultrapassar o território da ficção. O ensaio, por exemplo, como forma artística autônoma, tal como quer Adorno, desembaraça o pensamento da filosofia e a imaginação da ficção, numa forma, portanto, difícil de definir. Do mesmo modo, os textos memorialísticos, diante das brechas da memória, recorrem à ficção para tampar lacunas, preencher esquecimentos, ceder à invenção. Considerando as formas híbridas das escritas moderna e contemporânea, sobretudo, esta publicação objetiva reunir artigos que versem sobre textos que escapam a definições, cruzando de alguma maneira os gêneros memorialísticos e/ou o ensaio à  ficção.

Cada autor, dupla ou trio de autores, deverá se cadastrar e enviar sua proposta de artigo por meio do seguinte link: https://forms.gle/diGPs1F5t9TAWf2MA

Cronograma inicial (pode haver alterações, em caso de necessidade):​

  • de 01/07/2022 até 30/09/22 – envio de artigos pelos autores

  • até 31/10/2022 – divulgação dos artigos selecionados  

  • até 10/11/2022 – assinatura do contrato e pagamento das taxas pelos autores

  • até fevereiro de  2023 – lançamento do livro pela Editora.

Condições de participação abaixo.

 

Condições de participação

  1. Os artigos devem ser escritos por um, dois ou, no máximo, três autores. 

  2. Os arquivos deverão seguir o seguinte padrão: 

    • Formato: arquivo Word

    • Extensão: entre 10 e 12 páginas (papel A4; margens de 2,5 cm em todos os lados; fonte Times New Roman corpo 12; espaçamento entrelinhas 1,5; parágrafos com adentramento de 1,25 cm, sem espaço antes ou depois; citações acima de três linhas: recuo esquerdo de 4 cm, espaço simples, fonte Times New Roman corpo 10; sistema de referenciação modelo autor/data; referências normalizadas conforme ABNT).

    • Imagens: caso o artigo tenha imagens, estas devem ter resolução mínima de 300 dpi e estar em formato JPG, PNG ou TIFF. Devem ser inseridas no corpo do texto. Caso o artigo seja aprovado, é responsabilidade do(s) autor(es) providenciar as autorizações de uso, por escrito, conforme modelo disponibilizado pela Tradição Planalto, as quais deverão ser entregues na assinatura do contrato. 

    • Serão aceitos artigos em português e espanhol.

  3. Para que o livro seja publicado, será considerado um mínimo de seis e um máximo de dez artigos por volume, aí incluído um artigo dos organizadores.

  4. Os artigos submetidos serão avaliados por pareceristas ad hoc convidados para tal fim, pelos organizadores do livro e pelo Conselho Editorial da área, selecionados entre profissionais com formação e experiência na área da publicação. 

    • As avaliações dos conselheiros e pareceristas são irrevogáveis, delas não cabendo qualquer tipo de recurso.

    • A Tradição Planalto reserva-se o direito de não lançar o livro caso não sejam aprovados artigos em número suficiente.

  5. Cada artigo selecionado demandará de seu(s) autor(es) um investimento de R$ 550,00 (Quinhentos e cinquenta Reais), dedicado à cobertura de despesas editoriais do livro, que incluem os custos tanto da versão impressa quanto da versão e-book: revisão, projeto gráfico, capa, diagramação, ISBN (distinto para e-book e impresso), ficha catalográfica, impressão e distribuição. 

    • No caso de artigos aprovados que tenham sido submetidos por uma dupla ou trio de autores, o valor a ser pago é o mesmo, ou seja, R$550,00 por artigo e não por autor.

    • As orientações para o pagamento serão informadas aos autores cujos artigos sejam aprovados pelos avaliadores.

  6. Como contrapartida por seu investimento, além da excelência da publicação, o(s) autor(es) receberão seis exemplares do livro impresso (as despesas de frete são por conta do autor) e material digital para divulgação do livro. 

    • No caso de artigos aprovados que tenham sido submetidos por uma dupla ou trio de autores, o número de livros recebido é o mesmo, ou seja, seis livros por artigo e não por autor.

    • Caso o(s) autor(es) deseje(m) adquirir maior quantidade de livros, deverá(ão) negociar diretamente com a Editora no momento da assinatura do contrato.

  7. Os livros impressos estarão disponíveis para venda no site da Tradição Planalto, e os e-books serão comercializados pelos principais sites do segmento.

  8. Os autores que tiverem seus artigos aprovados firmarão contrato com a Tradição Planalto Produções Visuais e Editoriais antes do lançamento dos livros.

A Tradição Planalto se reserva o direito de alterações no cronograma, conforme se faça necessário, o que será sempre informado a todos os envolvidos no processo.

CONSELHO EDITORIAL

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

  • Dr. Alberto Giordano (CONICET/UNR)

  • Dr.a Ana Carolina Vilela-Ardenghi (UFMT)

  • Dr. André Tessaro Pelinser (UFRN)

  • Dr.a Cláudia França (UFES)

  • Dr.a Letícia Fernandes Malloy Diniz (UFRN)

  • Dr.a Maria Alzira Leite (UniRitter)

  • Dr.a Maria Elisa Rodrigues Moreira (UPM/UFMT)

  • Dr.a Rosângela Fachel de Medeiros (UFPel)