CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE CAPÍTULO EM LIVRO

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Coleção Polifonia, que agrega obras vinculadas à grande área de conhecimento “Linguística, Letras e Artes”, foi lançada pela Tradição Planalto Produções Visuais e Editoriais em 2020. Recuperando em sua proposta o sentido de seu nome na concepção bakhtiniana, cada volume da coleção apresenta um conjunto de artigos em que distintos autores refletem sobre uma temática comum: vozes diversas que se articulam sem se sobreporem possibilitam, desse modo, um diálogo produtivo e enriquecedor com seus leitores, que juntam seus próprios pensamentos àqueles expressos no livro.

Sob responsabilidade editorial de Maria Elisa Rodrigues Moreira e Juan Ferreira Fiorini, pesquisadores com vasta experiência na área, a coleção já conta com quatro volumes em andamento e inicia agora as chamadas para os volumes a serem publicados em 2021.

LIVRO 5 - AUDIOVISUALIDADES INSURGENTES: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DAS ARTES E ARTIVISMOS DO VÍDEO

 

Organização: Ana Sedeño-Valdellos (Universidad de Málaga) e Rosângela Fachel (UFPel)

 

A necessidade de isolamento em resposta à pandemia de COVID 19 intensificou a transmidiação audiovisual de processos artísticos e artivistas. Estas audiovisualidades insurgentes colocam em xeque discursos (estéticos e narrativos) hegemônicos e borram os limites entre realidade e ficção, arte e documento, entretenimento e informação, política e cultura popular e, sobretudo, entre espaço físico e ambiente virtual. Esta convocatória quer, então, promover e congregar uma aproximação, ou revisão, das práticas videográficas artísticas e/ou artivistas contemporâneas e, em especial, daquelas que emergem durante a pandemia, ressignificadas pelas diferentes e desiguais formas de vivenciá-la.

Cada autor, dupla ou trio de autores, deverá se cadastrar e enviar sua proposta de artigo por meio do seguinte link: https://forms.gle/SkjUQSXjNqcW1n2T9

Cronograma inicial (pode haver alterações, em caso de necessidade):​

  • até 30/01/21 – envio de artigos pelos autores

  • até 30/03/21 – divulgação dos artigos selecionados  

  • até 24/04/21 – assinatura do contrato e pagamento das taxas pelos autores

  • até Junho/21 – lançamento do livro pela Editora.

Condições de participação abaixo.

LIVRO 6 - ESTUDOS FILOLÓGICOS EM ESTADOS BRASILEIROS

Organização: Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB) e Carolina Akie Ochiai Seixas Lima (UFMT)

Muitas têm sido as pesquisas filológicas desenvolvidas nos mais variados Estados e universidades brasileiras ao longo dos últimos anos. Com o objetivo de reunir e dar visibilidade aos trabalhos científicos produzidos sob a perspectiva da Filologia Textual e com as mais variadas fontes documentais produzidas em território brasileiro nos mais diversos momentos da nossa história, convidamos os pesquisadores da Filologia a publicarem seus textos, frutos de pesquisas, neste volume, que busca oferecer aos estudantes de graduação, de pós-graduação e aos pesquisadores da área da Filologia uma amostra da diversidade de estudos filológicos recentemente desenvolvidos no âmbito dos centros universitários brasileiros.

Cada autor, dupla ou trio de autores, deverá se cadastrar e enviar sua proposta de artigo por meio do seguinte link: https://forms.gle/AhMUgCgzwewo5gyE6

Cronograma inicial (pode haver alterações, em caso de necessidade):​

  • até 30/03/21 – envio de artigos pelos autores

  • até 30/05/21 – divulgação dos artigos selecionados  

  • até 20/06/21 – assinatura do contrato e pagamento das taxas pelos autores

  • até agosto/21 – lançamento do livro pela Editora.

Condições de participação abaixo.

LIVRO 7 - FIGURAÇÕES DA INFÂNCIA E DA VELHICE NA LITERATURA

 

Organização: Letícia Malloy (Unifal-MG) e Gláucia Renate Gonçalves (UFMG)

 

Na literatura, verificam-se representações sociais que, ao abordarem a infância ou a velhice, submetem a criança e o idoso a um tratamento similar. Vitor Hugo, por exemplo, edifica personagens infantis e senescentes ressaltando que, entre eles, haveria uma sorte de comunicação espiritual: estes estariam além da condição humana, ao passo que aqueles ainda não a teriam experimentado. Esta sorte de tratamento posiciona aqueles estágios da vida à margem das trocas socioculturais orientadas pela ideia de utilidade. Esta publicação objetiva trazer à luz figurações da infância e/ou da velhice em textos literários, contribuindo para a construção de sentidos históricos – e por isso variáveis – acerca dos ciclos inicial e final da existência humana.

Cada autor, dupla ou trio de autores, deverá se cadastrar e enviar sua proposta de artigo por meio do seguinte link: https://forms.gle/1TvBMSLGYDu91gYr7

Cronograma inicial (pode haver alterações, em caso de necessidade):​

  • até 30/04/21 – envio de artigos pelos autores

  • até 30/06/21 – divulgação dos artigos selecionados  

  • até 20/08/21 – assinatura do contrato e pagamento das taxas pelos autores

  • até outubro/21 – lançamento do livro pela Editora.

Condições de participação abaixo.

LIVRO 4 - LÍNGUA, LINGUAGENS, INTERFACES

 

Organização: Ana Carolina Vilela-Ardenghi (UFMT) e Luciana Salazar Salgado  (UFSCar)

 

Encerrado o prazo para envio.

Cronograma inicial (pode haver alterações, em caso de necessidade):​

  • até 15/12/20 – divulgação dos artigos selecionados  

  • até 26/01/21 – assinatura do contrato e pagamento das taxas pelos autores

  • até 26/03/21 – lançamento do livro pela Editora.

 

Condições de participação

  1. Os artigos devem ser escritos por um, dois ou, no máximo, três autores. 

  2. Os arquivos deverão seguir o seguinte padrão: 

    • Formato: arquivo Word

    • Extensão: entre 10 e 12 páginas (papel A4; margens de 2,5 cm em todos os lados; fonte Times New Roman corpo 12; espaçamento entrelinhas 1,5; parágrafos com adentramento de 1,25 cm, sem espaço antes ou depois; citações acima de três linhas: recuo esquerdo de 4 cm, espaço simples, fonte Times New Roman corpo 10; sistema de referenciação modelo autor/data; referências normalizadas conforme ABNT).

    • Imagens: caso o artigo tenha imagens, estas devem ter resolução mínima de 300 dpi e estar em formato JPG, PNG ou TIFF. Devem ser inseridas no corpo do texto. Caso o artigo seja aprovado, é responsabilidade do(s) autor(es) providenciar as autorizações de uso, por escrito, conforme modelo disponibilizado pela Tradição Planalto, as quais deverão ser entregues na assinatura do contrato. 

    • Serão aceitos artigos em português e espanhol.

  3. Para que o livro seja publicado, será considerado um mínimo de seis e um máximo de dez artigos por volume, aí incluído um artigo dos organizadores.

  4. Os artigos submetidos serão avaliados por pareceristas ad hoc convidados para tal fim, pelos organizadores do livro e pelo Conselho Editorial da área, selecionados entre profissionais com formação e experiência na área da publicação. 

    • As avaliações dos conselheiros e pareceristas são irrevogáveis, delas não cabendo qualquer tipo de recurso.

    • A Tradição Planalto reserva-se o direito de não lançar o livro caso não sejam aprovados artigos em número suficiente.

  5. Cada artigo selecionado demandará de seu(s) autor(es) um investimento de R$490,00 (Quatrocentos e Noventa Reais), dedicado à cobertura de despesas editoriais do livro, que incluem os custos tanto da versão impressa quanto da versão e-book: revisão, projeto gráfico, capa, diagramação, ISBN (distinto para e-book e impresso), ficha catalográfica, impressão e distribuição. 

    • No caso de artigos aprovados que tenham sido submetidos por uma dupla ou trio de autores, o valor a ser pago é o mesmo, ou seja, R$490,00 por artigo e não por autor.

    • As orientações para o pagamento serão informadas aos autores cujos artigos sejam aprovados pelos avaliadores.

  6. Como contrapartida por seu investimento, além da excelência da publicação, o(s) autor(es) receberão seis exemplares do livro impresso (as despesas de frete são por conta do autor) e material digital para divulgação do livro. 

    • No caso de artigos aprovados que tenham sido submetidos por uma dupla ou trio de autores, o número de livros recebido é o mesmo, ou seja, seis livros por artigo e não por autor.

    • Caso o(s) autor(es) deseje(m) adquirir maior quantidade de livros, deverá(ão) negociar diretamente com a Editora no momento da assinatura do contrato.

  7. Os livros impressos estarão disponíveis para venda no site da Tradição Planalto, e os e-books serão comercializados pelos principais sites do segmento.

  8. Os autores que tiverem seus artigos aprovados firmarão contrato com a Tradição Planalto Produções Visuais e Editoriais antes do lançamento dos livros.

A Tradição Planalto se reserva o direito de alterações no cronograma, conforme se faça necessário, o que será sempre informado a todos os envolvidos no processo.

CONSELHO EDITORIAL

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

  • Dr. Alberto Giordano (CONICET/UNR)

  • Dr.a Ana Carolina Vilela-Ardenghi (UFMT)

  • Dr. André Tessaro Pelinser (UFRN)

  • Dr.a Cláudia França (UFES

  • Dr.a Letícia Fernandes Malloy Diniz (Unifal)

  • Dr.a Maria Alzira Leite (UniRitter)

  • Dr.a Maria Elisa Rodrigues Moreira (PPGEL/UFMT)

  • Dr.a Rosângela Fachel de Medeiros (UFPel)

Tradição Planalto Produções Visuais e Editoriais

Rua Lindolfo de Azevedo 192 sobreloja

30421-265 - Belo Horizonte / MG

(31) 99104-7417 - 3226-2829

© 2020 by Ricardo S. Gonçalves - Todos os direitos reservados , sendo proibida qualquer reprodução ou divulgação, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei LEI N.º 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. © All rights reserved

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
0